)

sábado, 5 de novembro de 2011

Refrigerantes e seus riscos

Inimigos da saúde


É mesmo um pouco impossível resistir à um copo de refrigerante com gelo e limão num dia de calor. Mas como tudo em excesso faz mal, obviamente o refrigerante não fica fora dessa. Além dos sucos de frutas e ervas que promovem um sabor delicioso, os refrigerantes contêm algumas substâncias, como acidulantes e corantes, que causam efeitos colaterais como alergias, doenças, excesso de gordura no corpo etc. Veja agora algumas consequências desta bebida tão popular no mundo.


  • O refrigerante pode causar câncer: Foi descoberto em uma pesquisa feita pelo ProTeste, que alguns refrigerantes brasileiros possuem uma taxa de benzeno (substância que causa câncer) muito acima do aceitável, que em um longo prazo pode ser extremamente prejudicial à saúde. As bebidas que possuíam uma concentração maior da substância foram a Fanta Laranja Light e Sukita ZeroO Ministério Público já esta trabalhando para a resolução do problema.

  • Excesso de açúcar: Um componente muito presente no refrigerante é o açúcar. Seu açúcar pode causar cáries, variando com a sensibilidade e predisposição de cada pessoa, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar quadros de gastrite, diabetes (além de fatores genéticos, estresse, etc), níveis elevados de triglicérides sanguíneos, o que pode levar ao aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol).

  • Excesso de cafeína: Os refrigerantes do grupo cola e guaraná, os mais ricos em cafeína, são os mais consumidos pela população. Em diferentes graus, a cafeína tem ação diurética, vasodilatadora e excitante do sistema nervoso central; revigora e diminui o sono e a fadiga. Por outro lado, causa uma descarga de adrenalina e, quando consumida em doses muito elevadas, pode desencadear pequenos tremores involuntários, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca.

  • Ácido fosfórico:  Além da cafeína, os refrigerantes também possuem em sua composição o perigoso ácido fosfórico, substância que pode prejudicar a fixação do cálcio nos ossos, podendo alojar a osteoporose.

  • Refrigerantes light ou zero: Dizem que os refrigerantes light são uma boa opção para quem quer tomar sem engordar. Porém, devem ser consumidos moderadamente, porque o ato de não fazer engordar pede outras substâncias em sua composição. Apresenta, além dos componentes já citados, adoçantes artificiais e componentes perigosos e extremamente prejudiciais ao nosso organismo.
O que acontece no nosso organismo assim que tomamos uma lata de refrigerante?

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, o que é recomendado para um dia. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura.

40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (fisicamente, funciona igualzinho à heroína)

50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina

1 hora: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. É garantido que o cálcio, o magnésio e o zinco, substâncias essenciais aos ossos, irão com a urina. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço (facilmente se irritará). Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais seu organismo muito precisaria.


Esta postagem teve como objetivo fazer você pensar se vale a pena colocar sua saúde em risco quando você tomar água e sucos naturais, que não possuem nenhuma contraindicação. 
Lembrando que só foram citados os efeitos internos no corpo, imaginem, mulheres, as celulites, estrias...

Abraços,
BiaBloom

Fonte:
http://PortaisdaModa.com.br
http://GeraldoPorcideAraujo.blogspot.com

Leia também:

Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget