)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Diário de Cena

Escolas com a Pedagogia Waldorf-como a minha- abrangem o conhecimento das artes e da terra; como marcenaria, jardinagem, desenho e... teatro! Na oitava série (ou, se preferir, nono ano) trabalhamos com uma super produção. Fabricamos o cenário, os figurinos, os objetos de cena em geral; e apresentamos em um teatro com direito a ingresso e tudo. Este ano é a vez da minha classe, então decidi compartilhar com vocês todas as experiências deste acontecimento memorável-pelo menos para nós. Desde a escolha dos personagens, até os exercícios de improviso e laboratório de cócegas. Espero que gostem!
Apresentaremos  "A Flauta Mágica", última ópera de Mozart, e uma das mais famosas. A peça se consiste em alguns personagens principais:
  • Tamino-Príncipe e mocinho da história. Acaba se apaixonando pela princesa Pamina ao ver seu retrato, e sai em busca da jovem que teria sido raptada. Possui uma flauta mágica.
  • Pamina-Princesa e o grande amor de Tamino, e também do mouro Monóstatos. Aparentemente raptada por seu próprio pai. Sempre recebe os conselhos de sua inseparável amiga Papagena.
  • Papageno-Homem vestido de penas, um caçador de pássaros. Quem trás a comédia para a peça pela ingenuidade e pela característica de falar muito. Ajuda Tamino em sua busca pela princesa. Porém, também está a procura de uma namorada, que por fim será Papagena.
  • Rainha da Noite-Mãe de Pamina. Uma feiticeira da noite que faz de tudo para separar a filha de seu pai. Com a ajuda de três ajudantes, a Rainha da Noite arma planos mirabolantes como, por exemplo, forçar a própria filha a matar o ex-marido.
  • Sarastro-Pai de Pamina. O Sacerdote do Sol. Justo e correto. Sarastro é o supervisor das provas que os heróis terão que cumprir em busca do verdadeiro amor.
  • Damas da Noite(3)-Criadas da Rainha da Noite. As três ficam encantadas com a beleza de Tamino e, com seus poderes, o salvam de uma enorme serpente. Ajudam a feiticeira em seus planos de modo encantador e estão sempre unidas impacientes com a ingenuidade de Papageno.
  • Papagena-O par perfeito para Papageno. Fiel "escudeira" da princesa Pamina. Divertida e doce, sempre na torcida para que a amiga e o pretendente se encontrem e vivam felizes.
  • Monóstatos-Um mouro completamente apaixonado pela princesa. Faz de tudo para separar nossos heróis, mas acaba sendo castigado com inúmeros tapas nas solas dos pés.
  • Mozart-Para confundir um pouco mais esta história, o próprio autor-Mozart-contracena com os personagens. Dá dicas, e é chamado de Pequeno Gênio. Na história ele ainda é criança e, sonhando, as continas se abrem e, mais tarde, se fecham.
Um enredo intrigante e divertido que esconde muitos mistérios, como, por exemplo, quem é o verdadeiro vilão da história. Aparentemente Sarastro, além de raptador, é também um sem coração-assim diz a versão da Rainha da Noite. No final das contas notamos que o vilão era a própria feiticeira e que o Sacerdote do Sol é muito correto e queria, apenas, ensinar bons valores á sua filha Pamina.

Agora que vocês sabem o básico vou contar um pouco sobre a escolha dos personagens. Meu professor de teatro, Luciano, escolheu os personagens de modo justo e oportuno para todos. Cada um fez uma lista com três dos personagens que mais gostariam de ser. E ele escolheria de acordo com a pessoa, e não com o talento.
Eu estava confiante com o papel de Pamina. Pois ela não é uma princesa qualquer. Passa por conflitos por causa dos pais, sofre com as dificuldades de seu amor, tenta fugir de Monóstatos. Estava tão animada para ver do que era capaz. Conhecer  meus limites como Pamina. Mas não deu. Sou a Papagena do primeiro elenco. Claro que fiquei um pouco triste, pois estava com muita expectativa. A questão é que nem sempre você escolhe o seu personagem. Ele também te escolhe devido suas dificuldades e metas. Faz parte do mundo teatral. E a decepção faz parte do mundo dos humanos. Mas vou fazer o máximo para que esta Papagena seja lembrada pela seriedade e alma que lhe depositarei.
Em outros posts continuarei esta conversa no Diário de Cena.
Abraços,
BiaBloom

Leia também:

Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget