)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os Males da Anorexia

A anorexia nervosa é uma doença na qual as pessoas tornam-se completamente obcecadas com o peso, fazendo dietas absurdas, ou até mesmo parando de comer. Elas desenvolvem um medo de ficarem gordas, ficam com uma imagem distorcida de seu corpo, vendo somente gordura quando na realidade estão extremamente magras. As pessoas com este tipo de transtorno podem ser reconhecidas por algumas características como a má alimentação, exercício vigoroso, abuso de laxantes, em muitos casos acompanhados por depressão.

De acordo com médicos essa pressão vêm mais da televisão, um padrão visto em celebridades, pois o mundo criou um padrão de beleza "a mulher magra", e é fato comprovado que o aumento dos casos de anorexia coincide com estar na moda a excessiva magreza dos modelos. Este assunto tão incômodo ao mundo da moda só vem à tona quando alguma modelo morre em decorrência de complicações ligadas à doença. Muita coisa já mudou em diversas agências que começaram a se preocupar mais com a saúde das modelos, porém vale lembrar que algumas agências ainda exigem o padrão "magra em excesso", motivo esse que faz com que muitas meninas realmente se achem acima do peso, destruindo a própria saúde para se manter nas passarelas.
Em 14 de novembro de 2006, morreu a modelo Ana Carolina Reston Macan (foto abaixo), de 21 anos, vítima de complicações provocadas pela anorexia nervosa, com 40kg.
Um mundo onde se sobrestima a aparência, acima do ser, os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos.
Além de maturidade emocional para lidar com as pressões da carreira é indispensável um apoio psicológico da família e de profissionais que conheçam a àrea da saúde e o meio.
"O homem, e sobretudo a mulher, primeira vítima desta enfermidade, tem que aprender a aceitar o seu corpo e tirar partido até das suas próprias limitações físicas; a elegância e o estilo são algo mais que um esqueleto bonito." Ana Sánchez de la Nieta Hernández. Jornalista


Post retirado do site Minilua
Abraços,
BiaBloom


0 comentarios. Comente também!:

Leia também:

Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget